segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SWU – PLANO DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE 2011

A partir das ações, esperam contribuir para a ampliação da comunicação sobre a sustentabilidade e para o estabelecimento de práticas sustentáveis dentro e fora do Festival.
Para assegurar que os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros padrões e tratados internacionais sejam cumpridos em todas as etapas da organização do Festival, os fornecedores envolvidos ficaram assinando o Manual do Fornecedor.
Por meio do Manual do Fornecedor, que foi assinado por todas as empresas envolvidas no Festival,garantiram que atuem de acordo com a legislação trabalhista nacional, assim como os organizadores do evento.Cumprindo também todas as exigências, normas regulamentadoras e convenções legais pertinentes às relações e ambiente de trabalho.
Na relação com todos os  públicos, não foi aceita nenhuma forma de discriminação em função de cor, sexo, orientação sexual, religião, origem, classe social, idade ou condições físicas, o que também foi assegurado pelo Manual do Fornecedor. No caso dos portadores de necessidades especiais, daram toda a assistência necessária: 
Vagas reservadas nos estacionamentos;
  • Entrada exclusiva;
  • Assistência na locomoção dentro da arena do festival;
  • Banheiros adaptados;
  • Plataforma preferencial nas praças de alimentação;
  • Assistência de voluntários para qualquer ajuda.
  • Buscaram conscientizar, mobilizar e transmitir os valores da sustentabilidade a todos que estiveram de alguma forma no movimento e no festival, seja como participante, seja na organização. Dessa forma, esse objetivo esteve em toda  linha de ação.
  • Antes do evento
  • A educação em sustentabilidade esteve presente em todas campanhas publicitárias, nas ações realizadas com estudantes, dentro e fora de universidades – com crianças,e em comunicação online, por meio do portal e de redes sociais. 
  • Contaram também com o apoio das ONGs Greenpeace, SOS Mata Atlântica, Um  Teto  para  Meu  País,Waves  for  Water,  Matilha  Cultural,  Casa  do  Zezinho, 350.org, Projeto Guri e Fundação Amazonas Sustentável,  na realização de diversas ações de mobilização.
  • Alem disso, todos os fornecedores participaram de um treinamento coletivo para conhecer: o Compromisso Público de Sustentabilidade, o Plano de Ação, o Manual do Fornecedor e um Guia com condutas a serem seguidas durante a execução dos trabalhos relacionados ao festival.
  • Durante o festival
  • No festival, uma equipe de voluntários atuou junto ao público com o intuito de passar informações e dicas de sustentabilidade. Tiveram grande volume de comunicação   visual   com   mensagens   e   dicas   relacionadas   ao   tema   e apresentação de diversas práticas sustentáveis para educação e conscientização do participante.
  • Durante o festival também contaram com a presença das ONGs já citadas acima, que realizaram ações de conscientização e aprendizado.
  • Por meio do Manual do Fornecedor, procuraram garantir um ambiente saudável  e seguro  a  todos  os  envolvidos  nas  atividades,  além  de disponibilizar posto policial, postos médicos de plantão e ambulância. 
  • Neste ano, o Movimento firmou importante parceria com a Prefeitura de Paulínia.Haverá muitas ações em parceria com a prefeitura e o Município transformará a área do Festival no primeiro Distrito de Sustentabilidade, Tecnologia e Entretenimento do País.
  • O SWU foi idealizado pelo Grupo Totalcom, de Eduardo Fischer, em parceria com a The Groove Concept, com realização da TOD (Total on Demand) e consultoria da Visão Sustentável. O SWU nasce a partir da convicção de que pequenas atitudes geram grandes mudanças e mostra, por meio de uma plataforma de comunicação que utiliza mídias diversas e ações de mobilização em redes sociais, o que está ao alcance de cada indivíduo fazer no seu dia-a-dia em benefício da sustentabilidade.
  • Uma iniciativa que aponta caminhos para que todas as pessoas que querem ajudar a construir um mundo sustentável comecem a agir. 
  • A cena mais "rock'n'roll" do Festival SWU,até agora aconteceu no início do show do Ultraje a Rigor, no palco Consciência, o principal do evento. Antes de a banda começar a tocar a música É Tudo F.D.P., um produtor do cantor Chris Cornell - que se apresentaria depois, no mesmo palco - começou uma discussão com um integrante da produção da banda e irmão do vocalista, Roger. O cantor então soltou impropérios contra o gringo no microfone e disse algo como "quem eles pensam que são?".
  • A apresentação da irreverente banda brasileira estava atrasada por causa de fortes rajadas de vento, que impediram o grupo de se apresentar no horário. Nos bastidores, os produtores de Chris Cornell disseram para os brasileiros encerrarem a apresentação meia hora mais cedo, mas Roger não quis. "Eles disseram que, se não saíssemos no horário, eles iriam embora. Que peninha!", ironizou o vocalista durante o show.
    "Espero que eles entendam um pouco de português", disse Roger, antes de cantar F.D.P. Enquanto isso, no backstage, a discussão continuava. "Quem eles pensam que são? Gringo vem aqui e acha que pode c. na nossa cabeça", berrou Roger. "O Chris Cornell é nosso roadie", completou.O show continuou com a banda tocando seus principais hits. Antes de encerrar a apresentação, Roger ainda fez graça ao simular um strip-tease ao som da música da Pantera cor-de-rosa. 

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